O estilo boêmio ou decoração Boho é para quem quer ter uma casa cheia de vida, cultura e itens interessantes para o mundo inteiro ver. Essa estética vai de encontro às sensibilidades modernas e adota uma decoração criativa, despreocupada e não convencional.
Os quartos de estilo boêmio ou boho tendem a ter certas semelhanças, pois são sempre ecléticos e compartilham características semelhantes, embora não haja dois quartos completamente iguais.
+ Cama na frente da janela? Aprenda como posicionar corretamente
+ Felipe Prior mostra casa que projetou no interior de São Paulo
+ Cores que transmitem boa energia: sugestões para uma sala harmoniosa e vibrante
Boho é inspirado por pessoas que optam por levar uma vida não convencional, como viajantes constantes, atores e escritores. O estilo boêmio espelha essa vida combinando objetos, cores e padrões de várias áreas do mundo. Se você está procurando um estilo que possa realmente criar, o design boêmio pode ser para você.
Cores de design boêmio
Embora não haja regras quando se trata de decoração boêmia, as cores terrosas quentes são comuns, assim como os metálicos e os tons de joias. Pense em marrons profundos, verdes e cinzas como cores de base e, em seguida, use acessórios com roxo saturado, laranja ardente e azul elétrico. Combinar e sobrepor cores é o que torna esse estilo único.
Sinta-se à vontade para misturar padrões e texturas e não tenha medo de usar estilos que não necessariamente combinem de maneira convencional. Use tecidos tingidos e padrões de todo o mundo – como ikat do Camboja ou suzani da Ásia central – para dar ao espaço uma sensação de diversão e exotismo. Faça camadas em cima dos móveis e tente pendurar tapeçarias e tapetes nas paredes ao lado de suas fotos e arte. Se tudo isso parece um pouco demais, lembre-se de que, embora a cor saturada seja a chave do estilo boêmio, o branco pode ter um lugar como pano de fundo para tons mais ricos. Use o branco para trazer estrategicamente um pouco de espaço visual para a equação.
Materiais decorativos
Como o oposto do minimalista, moderno e elegante, o design Boho adota uma filosofia “mais é mais”. A chave para usar materiais decorativos em uma sala projetada pelo Boho é misturar e combinar. Materiais naturais e básicos como serapilheira e sisal podem ser combinados com seda e chenille. Os materiais devem ter uma aparência ligeiramente desgastada – não danificados, mas também não brilhantes e novos. Franjas, crochê e macramê são abundantes – almofadas, cortinas e tapetes combinados para criar um ambiente aconchegante e de inspiração global. Dosséis sobre camas e áreas de estar são enfeites exclusivos do design Boho.
Esses quartos tendem a ser preenchidos com móveis coletados ao longo do tempo, então itens de segunda mão e vintage estão em casa aqui. Cada peça de mobiliário deve ser especial e contar uma história. Divirta-se explorando as lojas vintage locais e escolha cada peça individualmente. Se você o ama, ele se encaixará perfeitamente.
Você e seus convidados irão desfrutar da sensação Boho com cadeiras e sofás macios em cores saturadas. Tapetes ou almofadas estofadas criarão uma atmosfera acolhedora para sentar no chão. E como uma sala Boho deve ter uma sensação de “sentar e ficar um pouco”, móveis aerodinâmicos ou de costas retas não caberão aqui. Escolha peças confortáveis e descontraídas, como chaise longues, sofás-cama ou cadeiras borboleta.
Iluminação e acessórios
A iluminação ambiente e discreta unificará sua sala de design Boho e completará a sensação calma e acolhedora. Em vez de luminárias suspensas, decore com várias lanternas, velas e luminárias de mesa e de chão. Os mercados de design globais de hoje facilitam a localização de uma variedade de formas e estilos – perfeitos para a aparência de misturar e combinar.
Abraçar o mundo natural é fundamental para este estilo, então dê vida ao seu quarto com samambaias e plantas suspensas. Eles não apenas conferem vibração a uma sala, mas as plantas também melhoram a qualidade do ar, portanto, quanto mais, melhor. Philodendron e lírios da paz são muito indulgentes e suportam uma variedade de níveis de luz e temperatura. Ou considere suculentas – amplamente disponíveis em uma variedade de cores e texturas – que são ótimas para pessoas com um polegar menos do que verde. Essas plantas atraentes precisam de pouco mais do que um local ensolarado e rega ocasional.
Por fim, reúna seu quarto Boho com relíquias de família, itens artesanais e objetos de suas viagens. Os acessórios devem ser pessoais, então destaque o que você ama: tapeçarias, garrafas vintage, mapas ou porcelanas incompatíveis – você escolhe. E lembre-se de que, embora o estilo boêmio tenda a ser eclético, ele ainda pode ser chique e glamoroso; portanto, não tenha medo de experimentar um lustre ornamentado ou um espelho grosso com moldura dourada. A única regra é que cada item na sala deve compartilhar algo sobre você.
Perguntas frequentes
- O que é estilo ou decoração boho?
Boho é pouco convencional e de espírito livre, e o estilo e a decoração refletem isso, trazendo uma mistura de padrões, texturas, madeiras, cores e metais para a casa.
- Quais cores são usadas na decoração boho?
Pense em cores neutras com toques de cores quentes e brilhantes. Brancos, marrons e bronzeados misturados com azuis, verdes, roxos, laranjas, vermelhos e amarelos se encaixam bem no esquema boho.
- Que tipo de mobília é estilo boho?
Móveis de estilo boho eclético, vintage e misto podem ser em materiais como rattan ou madeira e incluem cadeiras de borboleta, lounges, cadeiras suspensas e sofás-cama. O estofamento é rico e aconchegante. Adicione mantas, travesseiros e tapeçarias de cores vivas e estampadas para dar os toques finais.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!